De volta às origens...

Muito já se falou dos avanços tecnológicos que a indústria do vinho viveu, principalmente nas últimas décadas. Quer um exemplo? Clique aqui.

Muito já se falou das pesquisas científicas que abordam mais e mais o universo do vinho. Também quer exemplo? Clique aqui.

Mas será que não tem ninguém na contramão desse movimento?

Sim, tem. E certamente não é uma exclusividade da indústria do vinho, não. É um sinal dos nossos tempos. Não é à toa que alguns autores referem-se à pós-modernidade como “a época das incertezas”.

Voltando ao vinho... A produção de vinhos artesanais, aos moldes do que faziam nossos antepassados, tem atraído os interesses de muitos enólogos.

E algumas iniciativas interessantes são tomadas, por esses profissionais buscando um pouco de volta às nossas origens...

Por exemplo, em alguns casos, o vinhedo volta a ser mais importante que a vinícola, passando a ser o ponto central de atenção do enólogo. E, é no cultivo da vinha que esse profissional busca aprimorar o produto final, o vinho.

A vinificação em lagares, com a pisa das uvas, é um outro exemplo do resgate de métodos utilizados no passado, que podemos destacar, principalmente entre produtores portugueses.

Em relação às cepas, tem sido interessante observar o movimento de alguns produtores, retomando o cultivo de castas esquecidas, ou nativas de suas regiões, num claro resgate de cultura e história.

Por fim, e provavelmente o mais pitoresco dos exemplos de volta às origens do vinho, é o uso de ânforas, recipientes cerâmicos tipo jarros ou vasos de argila, que eram utilizados no passado, sobretudo, para o armazenamento e o transporte de líquidos, especialmente o vinho.

E por que alguns produtores recorrem a esses expedientes, e tentam fazer o vinho da maneira mais natural possível? 

Talvez para fugir da padronização evidente causada pela globalização? Talvez por pura e simples nostalgia? Talvez para despertar a nossa curiosidade?

Independente de qual desses objetivos os motiva, eles atingem resultados bastante positivos e interessantes...




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.